NBR 14724: Estrutura do Trabalho Acadêmico
Consulte aqui informações sobre o novo formato para diagramação das teses e dissertações da UFSC.
1 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (NBR-14724, 2011)
2 PARTES DO TRABALHO ACADÊMICO
2.1 Parte externa
2.1.1 Capa: “elemento obrigatório, sobre o qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação” na seguinte ordem:
NOTA: No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação.
2.1.2 Lombada: Deve constar as seguintes informações, conforme a NBR 12225
2.2 Parte Interna
2.2.1 Elementos pré-textuais
* Elementos essenciais
** Elementos opcionais
2.2.1.1 Folha de Rosto: elemento obrigatório, deve conter as seguintes informações:
· Anverso da folha
NOTA: No caso de cidades homônimas recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da federação.
· Verso da folha: parte posterior da página deve conter a ficha catalográfica, de acordo com o Código de Catalogação Anglo Americano (CCAA2) vigente.
2.2.1.2 Errata: elemento opcional, deve ser inserida logo após a folha de rosto.
2.2.1.3 Folha de Aprovação: elemento obrigatório, deve conter as seguintes informações: autor, título por extenso e subtítulo, se houver, natureza, objetivo, nome da instituição, área de concentração, data de aprovação, nome, titulação, (NBR14724, 2011, p. 4).
Nota: A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho.
assinatura e instituição dos membros componentes da banca examinadora.
2.2.1.4 Dedicatória: elemento opcional. Inserida após a Folha de aprovação. Texto curto no qual o autor presta sua homenagem a alguém.
2.2.1.5 Agradecimentos: elemento opcional dirigido àqueles que prestaram contribuição à elaboração do trabalho.
2.2.1.6 Epígrafe: elemento opcional, é uma citação seguida de indicação de autoria.
Nota: Deve ser elaborada conforme a ABNT NBR 10520/2002. Inserida após os agradecimentos, pode também constar epígrafe nas folhas de abertura das seções primárias.
2.2.1.7 Resumo em língua vernácula: elemento obrigatório, é a apresentação concisa do conteúdo do trabalho, não devendo ultrapassar 500 palavras, seguido das palavras-chave e ou descritores, conforme NBR-6028, 2003.
2.2.1.8 Resumo em língua estrangeira: elemento obrigatório, é a tradução do resumo, seguido das palavras-chave e/ ou descritores.*
*“As palavras-chave ou descritores devem figurar logo abaixo do resumo, antecedido da expressão: Palavras-chave:, separadas entre si por ponto (.) e finalizadas também por ponto (.)” (NBR 6028, 2003, p. 2).
2.2.1.9 Lista de ilustrações: (quadros, figuras, desenhos, mapas, etc.): Elemento opcional deve ser elaborado de acordo com a ordem e designação das ilustrações apresentadas no texto, indicando o respectivo número da folha ou página.
Se preferir, pode-se elaborar listas separadas para cada tipo de ilustração.
2.2.1.10 Lista de tabelas: elemento opcional, deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado com seu nome específico e o respectivo número da folha ou página. (NBR 14724, 2011, p. 8).
Exemplo: Tabela 1 – Perfil das bibliotecas universitárias brasileiras ................. 7
2.2.1.11 Lista de abreviaturas e siglas: é a relação alfabética das abreviaturas ou siglas utilizadas no texto, seguida das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso, elemento opcional. (NBR 14724, 2011, p. 8).
2.2.1.12 Lista de símbolos: Elemento opcional, elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto com o devido significado.
2.2.1.13 Sumário: Elemento obrigatório, consiste da indicação do conteúdo do documento, enumerando suas divisões e ou seções. O sumário deve incluir apenas as partes da publicação que o sucedem. (NBR 6027, 2003, p. 2).
2.2.2 Elementos textuais: “parte do trabalho em que se expõe a matéria”
· INTRODUÇÃO
· DESENVOLVIMENTO
· CONCLUSÕES
2.2.2.1 Introdução: É a apresentação do trabalho, onde se informa os motivos que levaram à pesquisa, o problema, os objetivos e a justificativa.
2.2.2.2 Desenvolvimento: É a parte principal do texto, dividido em capítulo, seções ou subseções. Contém a descrição pormenorizada do assunto, fundamentação teórica, a metodologia (material e método), os resultados e respectivas discussões, relacionando-os aos trabalhos analisados na revisão de literatura. Faz-se as citações e as notas bibliográficas e/ou explicativas, no texto ou em notas de rodapé.
2.2.2.3 Conclusões: é a parte final do texto na qual se apresentam as considerações finais. É a recapitulação sintética dos resultados obtidos. Podendo incluir recomendações e/ou sugestões para trabalhos futuros. (elemento opcional).
2.2.3 Elementos pós-textuais: são os elementos que sucedem texto.
2.2.3.1 Referências: elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2002). Não devem ser referenciadas fontes bibliográficas que não foram citadas no texto. Caso seja necessário referenciar material bibliográfico não citado, deve-se fazer uma lista própria após a lista de referencias, sob o título Bibliografia recomendada.
2.2.3.2 Glossário: elemento opcional, consiste de uma lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas usadas no texto, acompanhada das respectivas definições.
2.2.3.3 Apêndices: elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.
2.2.3.4 Anexos: elemento opcional, texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração
Nota: Os apêndices e os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos.
Exemplo: APÊNDICE A - Título do apêndice
APÊNDICE B - Título do apêndice
ANEXO A - Título do anexo
ANEXO B - Título do anexo
2.2.3.5 Índice: elemento opcional